sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Crux Ave, Spes Unica.

Crux

"Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gregos". (1 Coríntios 1:23)

Desde antes da vinda de Cristo, os santos profetas falam de cruz, de um messias padecente e do sacrifício perfeito. Mas para os judeus, assim como para os pseudo-cristãos, a cruz era escandalizadora demais para aceitar, era um sinal de derrota. Até mesmo os apóstolos (antes de pentecostes), não compreendiam a realidade da cruz, a viam como um sinal de derrota, daí a necessidade de um sinal sensível da vitória de Cristo,a ressurreição. Mas após pentecostes os apóstolos compreenderam plenamente e cumprindo a missão, que por Cristo lhes foi dada, foram pregar o Crucificado (cf 1 Coríntios 1:23).
As comunidades primitivas veneravam a imagem de Cristo crucificado e a Igreja continua essa veneração, pois a Cruz é sinal de salvação. Foi no alto da Cruz após tomar o vinagre, que JESUS exclamou: Tudo esta consumado! (cf João 19:30)


    Devemos lembrar que no judaísmo, o sacerdote, no dia da expiação, aspergia o propiciatório, onde Deus habitava (cf Ex 25:22), com o sangue das vitimas para obter o perdão dos pecados, da infidelidade a aliança. Os profetas falam da ineficiência desse rito e da necessidade de um coração obediente. JESUS Cristo é esse Coração Obediente, JESUS Cristo é o Sacerdote e a vitima perfeita. JESUS veio para a propiciação (cf Rm 3:23-26). O concilio de Trento sublinhou o caráter único do sacrifício de Cristo como fonte de salvação eterna (cf CIC 617).
    Devemos lembrar que São Paulo não era um Apostolo no momento da Crucifixão de Cristo, sua conversão aconteceu após a Ressurreição. Mas mesmo assim pregou o Crucificado, que escandalizava aqueles que esperavam um messias politicamente libertador e loucura para aqueles que criam em deuses "opressores".

    "O cristão começa suas orações e suas ações pelo sinal-da-cruz, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém"

    O homem moderno nega a Cruz de Cristo por causa do seu significado de renuncia, de abrir mão aos prazeres ilícitos e de muitos prazeres lícitos, de derramar sangue para a salvação das almas. "As almas custam sangue". (São Padre Pio)

    "A cruz nunca oprime. Seu peso pode faze-lo vacilar, mas sua força o sustentará." (São Padre Pio de Pietrelcina)Peçamos a Santíssima Virgem a graça de sermos sempre adoradores do Crucificado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário