sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Natal - A festa da Inocência, das Famílias e das Crianças

img-385293-papa-bento-xvi-prega-paz-durante-bencao-pascal

O nascimento do menino Jesus é, sem duvida alguma, acontecimento mais marcante da humanidade. Usado com referencia para dividir nossa historia, até mesmo pelos que são céticos no que toca a natureza divina do fato. Sua memoria tem sido celebrada desde o século v (embora haja quem alegue ser mais antiga), no dia 25 de Dezembro (em alguns lugares 06 de Janeiro). Esta festa sempre foi cristã, sua celebração nós remete a Inocência (A Inocência do Natal), a sacralidade da família e por estarmos celebrando o menino Jesus, celebramos a pureza das crianças.

Mas, o que tem feito o mundo contemporâneo?  Esvaziado o sentido desta festa sacra… No lugar do Menino Jesus e da sagrada família, se coloca o ‘Papai Noel’ – um velho misterioso, que por motivos desconhecidos distribui presentes para as crianças – não se vê mais presépios em lugares públicos e as famosas cantatas de Natal, pouco a pouco são substituídas por festas profanas…

De São Nicolau ao “Papai Noel”

20091206-SAN_NICOLAS_DE_BARI-300x300

O ícone do “Natal” neopagão, o Papai Noel, é uma perversão da figura de um Santo. São Nicolau, Bispo do século III, vindo de uma família rica, renunciou sua riqueza para entrar na vida religiosa, em Dezembro costumava distribuir doces para as crianças que se comportaram bem, e um pedaço de carvão para que se comportaram mal.
A perversão começou, quando protestantes calvinistas tiram os trajes episcopais, substituindo-os por uma roupa civil, figura de santo e bispo foi sendo dissolvida e transforma em uma figura ambígua  chamada “Sinterklaas” e tendo características de seres da mitologia nórdica. A figura passou a colônia Holandesa de Nova Amsterdã (hoje Nova York), onde foi chamada de "Saint Claus”. Essa figura americana aos sopros dos ideias anticristãos da revolução francesa, se transformou no “Papai Noel” que conhecemos, e com a soberania cultural americana se espalhou pelo mundo. Agora criaram a Mamãe Noel, inicialmente extravagante, depois feministas, mais tarde sensuais ou pornográficas e assim vai se perdendo o sentido do Natal: A inocência, a pureza… Pois o puro, o inocente chegou ao mundo, para nos salvar…

A festa da Família

presepio-13

O Natal, é por excelência a festa da família, pois naquela, gruta onde brilhava a luz divina, estava a mais perfeita de todas as famílias. São José, homem santo, tão santo que foi escolhido para proteger o Menino-Deus e sua Santíssima Mãe, quem mais teve tamanha honra? Ser o alter ego da Santíssima Virgem, ser chamado Pai de Jesus… E Maria Santíssima? Sem duvida alguma a  Mãe perfeita! Por qual outro motivo Deus a escolheria para ser sua Mãe? E o menino Jesus, o Filho de Deus…

Deus poderia vir ao mundo de qualquer forma, mas, escolheu vir através de uma família, e assim sacralizar o matrimonio e elevar a família a categoria de igreja domestica. A Família é uma Instituição Sagrada, que por esse motivo tem sido muito atacada! Lutemos, por este tesouro, pilar da civilização!

Nossa Senhora de Fatima! Rogai Por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário