quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Santo Rosário - A oração da Paz

Untitled-2

Tanto se fala em ‘paz mundial’, paz entre os povos e por ai vai, mas que paz é essa que tanto se fala? Essa paz tanto alerdada não é a verdadeira paz. Essa paz que está sendo imposta, é a paz sem Cristo – a paz sem Cruz – a verdadeira paz, só se forma através da justiça, do amor (Ágape), da oração.

“O Rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito de Deus se foi formando gradualmente no segundo Milénio, é oração amada por numerosos Santos e estimulada pelo Magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milénio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Ela enquadra-se perfeitamente no caminho espiritual de um cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se impulsionado pelo Espírito de Deus a « fazer-se ao largo » (duc in altum!) para reafirmar, melhor « gritar » Cristo ao mundo como Senhor e Salvador, como « caminho, verdade e vida » (Jo 14, 6), como « o fim da história humana, o ponto para onde tendem os desejos da história e da civilização »”. (Trecho da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae)

O Santo Rosário chama atenção, sobretudo, pela harmonia entre a simplicidade e a complexidade. A simplicidade, faz com que todos possam rezar, do mais “ignorante” ao mais culto. A complexidade de ser um compêndio do Evangelho, pois os principais pontos da vida de Nosso Senhor estão nos seus Mistérios. Nele se medita sobre o toda Salvação.

“Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor” (Trecho da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae)

saodomingos

Origem e Significado do Santo Rosário

"A Santíssima Virgem, que estava acompanhada de três princesas do Céu, lhe disse: ‘Sabes tu, meu caro Domingos, de que arma a Santíssima Trindade se serviu para reformar o mundo?' - ‘Ó Senhora! respondeu ele, Vós o sabeis melhor do que eu, porque depois de vosso Filho Jesus Cristo fostes o principal instrumento de nossa salvação'. Ela continuou: ‘O instrumento principal dessa obra foi o Saltério angélico, que é o fundamento do Novo Testamento. Portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu Saltério'. O Santo levantou-se muito consolado e, abrasado de zelo pelo bem desses povos, entrou na catedral. No mesmo momento os sinos tocaram, pela intervenção dos Anjos, para reunir os habitantes. No início da pregação caiu uma espantosa tempestade. A terra tremeu, o sol se nublou, os trovões e relâmpagos redobrados fizeram estremecer e empalidecer todos os ouvintes. Seu terror aumentou ao verem uma imagem da Santíssima Virgem, exposta num lugar eminente, levantar três vezes os braços para o céu, para pedir ao Senhor vingança contra eles se não se convertessem e não recorressem à proteção da santa Mãe de Deus”. (Bem-aventurado Alano de la Roche - Da dignidade do Saltério)

Untitled-1

Esta aparição se deu em contexto em que a heresia dos albigenses alastrava a civilização, e a Igreja Clamava por uma intervenção dos céus e com o Santo Rosário se extirpou esse mal. E se alcançou a paz!!!

Qual é o contexto que vivemos? De heresias e apostasias, perseguições, imoralidade, violência gratuita, repressão. Confiemos Nossa Mãe Celeste, oferecemos a ela a coroa de rosas e supliquemos sua proteção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário