segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Literatura e Fé II - Para entender a Inquisição



Os anticatólicos costumam usar contra nós a realidade do Tribunal do Santo Oficio (Inquisição), mas será que foi realmente da forma que dizem por ai?
Claro que não! Eles contam diversas mentiras.  Dentre elas a de que a Inquisição foi uma instituição criada pela Igreja para aumentar o seu poder. A Inquisição foi um ato de misericórdia para com os hereges, que antes eram mortos sem devido julgamento... Isso mesmo os hereges eram mortos pelo povo (que zelava pela fé recebida da Igreja, consideravam um crime de lesa majestade divina) ou pelo Estado (que zelava pela ordem social, pois as heresias perturbavam a ordem, sendo muitas delas anarquistas), e apesar de a pena de morte ser moral, é de extrema importância um devido julgamento, por isso a Igreja interviu. Alguns dizem ainda que a Igreja perseguia os  não cristãos, isso raramente acontecia, pois o objetivo era conter as heresias como a dos Cátaros (que levou a criação do tribunal). Caso de perseguições a judeus e árabes aconteceram em lugares como a Espanha, onde o Estado impulsionado pelo povo (que queria se livrar dos invasores muçulmanos) e se aproveitando da influencia que tinham sobre o clero local, ordenaram perseguições aos que continuando no reino não se convertessem ao catolicismo.  
Essas e demais situações são apresentadas e explicadas com argumentos fundamentados em diversos historiadores (muitos não católicos e hostis a Igreja), pelo professor Felipe Aquino no livro 'Para entender a Inquisição', para esclarecer a juventude católica, que alienada pelos professores de historia e pela mídia, acaba acreditando nessas acusações fraudulentas feitas contra o tribunal da Santa Inquisição, que não foi reprovada por santos e santas da Igreja como: São Francisco de Assis, São Tomas de Aquino e Santa Clara. A situação é tão critica, que tudo que se diz contra a inquisição é acreditado, sem a minima prova. O tema da inquisição é um tanto delicado e complexo, por tanto não é concebível que falemos o suficiente em artigos no blog, por essa razão indico este livro.
Uma ótima leitura e que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário